Visto Dubai – EAU // Dubai Visa -UAE

Visto Dubai – EAU

English

Quem é apaixonado por viagem gosta até dos estresses e burocracias que envolvem tirar o visto, pois é a primeira emoção pré-viagem e um passo mais perto do próximo destino. O visto para Dubai, ou para qualquer lugar dos Emirados Árabes Unidos, é considerado muito fácil por algumas pessoas e muito complicado para outras pessoas, por isso eu quero contar para vocês como foi a minha experiência e dar algumas dicas para facilitar esse processo.

IMG_5412

Quem precisa de visto para os Emirados Árabes?

Todos aqueles que não são cidadões da GCC (Gulf Cooperation Council –  Kwait, Arábia Saudita, Bahrein, Qatar, Omã e Emirados Árabes Unidos) ou que não tenham nacionalidades dos seguintes países: Alemanha, Andorra, Austrália, Áustria, Bélgica, Brunei, Canadá, Chipre, Cingapura, Coréia do Sul, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hong Kong, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Japão, Latvia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malásia, Malta, Mônaco, Noruega, Nova Zelândia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, San Marino, Suécia, Suíça, Vaticano.

IMG_5409

Como Tirar o Visto?

O processo para obter o visto para os Emirados Árabes Unidos é bem diferente pois não se pode aplicar para o visto através do consulado / embaixada e também não existe nenhum processo para visto online. É necessário ter um “Sponsor” (patrocinador), responsável pela sua estadia nos Emirados.

O visto para Dubai não é colocado no passaporte, é apenas uma folha impressa com seus dados e os dados do seu sponsor. E essa folha/documento deve ser apresentado junto com seu passaporte na imigração de Dubai. A maioria das empresas aéreas também exigem ver o visto no momento do check-in.

IMG_5407

Mas se você tiver uma conexão em Dubai e quiser passar entre 8h e 96h na cidade, é possível tirar o visto de trânsito no próprio aeroporto. Porém é requisito que o destino final de viagem não seja Dubai ou nenhum lugar nos Emirados Árabes e a sua estadia no país deve ser de no máximo 96h com esse tipo de visto. Existem empresas que prestam esse serviço na área de desembarque do aeroporto e o visto custa em torno de 200 USD, que podem ser pagos em dólares americanos ou na moeda local, o Dihram. Esse processo é rápido e prático, porém sai mais caro que obter o visto de turismo através de um “sponsor”.

Tipos de Sponsor

1) Companhia Aérea 

Emirates

Se você vai viajar com a  Emirates, a companhia aérea pode ser o seu sponsor e o processo é bem simplesApós comprar a sua passagem aérea, no site ou no escritório na Emirates, é possível solicitar o visto através do site da própria empresa ou no escritório da Emirates da sua cidade. Os requisitos para fazer esse processo pela Emirates são:

  • Foto colorida (tipo 3×4)
  • Chegar e sair de Dubai com passagem da Emirates;
  • Cópia do Passaporte válido por pelo menos 6 meses;
  • Formulário preenchido (direto no site);
  • Cópia da passagem (direto no site);
  • Cartão de crédito internacional;

Após preencher as informações solicitadas no site da Emirates,  fazer o pagamento da taxa de emissão do visto (em torno de USD 64,00 – USD 75,00) e enviar os documentos necessários, o visto é encaminhado para o email informado em até uma semana. É necessário imprimir e entregar esse documento na imigração em Dubai. Caso você tenha esquecido de levar impresso, deverá pagar uma taxa de AED 30,00 pela impressão no aeroporto.

IMG_5404

Qatar Airways

A Qatar Airways é outra companhia aérea que também emite o visto de turismo para Dubai. O processo é como o da Emirates, após comprar a passagem, deve ser preenchido o formulário no site e pagar a taxa de AED 320 (+/-US$85,00) e enviar os documentos necessários, o visto é encaminhado para o email. E os requisitos também são os mesmo da Emirates.

  • Foto colorida (tipo 3×4)
  • Chegar e sair de Dubai com passagem da Qatar;
  • Cópia do Passaporte válido por pelo menos 6 meses;
  • Formulário preenchido (direto no site);
  • Cópia da passagem (direto no site);
  • Cartão de crédito internacional;
2) Agência de Turismo

Se você vai viajar com outra companhia aérea, que não seja a Emirates ou a Qatar, você pode ter uma agência de turismo como o seu sponsor. Mas não são todas as agências que são autorizadas a emitir o visto. Procure uma agência credenciada com o governo dos Emirados Árabes.

O lado ruim em usar uma agência de turismo como sponsor é que as agência não deixem você apenas solicitar o visto, eles te obrigam a fazer um tour para ter direito ao visto. Apenas se você comprar um tour com a agência eles emitem o seu visto. Mas se você já planejava fechar um pacote de turismo com alguma agência, isso pode ser uma coisa boa.

IMG_5410

A taxa de emissão do visto varia de agência para agência e também leva em torno de uma semana para emissão do visto. As empresas que eu contactei e solicitei cotação cobravam em torno de USD 150 – USD 200 pelo visto + o valor de um tour.  Os documentos que eles solicitam são:

  • foto colorida (tipo 3×4)
  • cópia do passaporte válido por pelo menos 6 meses
  • cópia da passagem aérea
  • cópia da reserva do hotel

Todas as agências de turismo do Brasil que emitem o visto fazem esse processo de apenas emitirem o visto condicionada a compra de um tour. Mas aqui na Turquia as agências apenas cobram a taxa de emissão do visto (USD 80), porém solicitam para os estrangeiro também a cópia da permissão de residência válida por 6 meses. Como o meu visto de residência tinha 3 meses de validade e eu só estaria renovando depois da viagem e como eu não queria comprar nenhum tour nas agências no Brasil eu acabei utilizando outro tipo de sponsor.  Mas se você mora em outros países, vale a pena verificar as condições e preços que as agências do seu país solicitam.

3) Hotel

Outra opção para conseguir o visto de turismo é através de um hotel. É claro que o hotel apenas vai fazer a emissão do visto para pessoas que se hospedarem no hotel e alguns hotéis cobram um mínimo de diárias para emitir o visto para o cliente. Mas não são todos os hotéis que são autorizados a emitir o visto. Procure uma hotel credenciado com o governo dos Emirados Árabes. Você pode pesquisar no site oficial de hotéis de Dubai, o Definitely Dubai, mas não é garantido que todos os hotéis ali emitem o visto, por isso é sem bom entrar em contato com hotel e perguntar antes.

IMG_5405

O lado ruim é que uma prática comum dos hotéis é bloquear um valor alto no seu cartão de crédito como garantia de que você vai sair do país depois. Eles cobram cerca de AED3.000 e depois te reembolsam, mas se você não tem um limite alto no cartão ou se pretende fazer muitas compras em Dubai, isso pode ser um problema.

4) Familiar ou Amigo residente nos Emirados Árabes

Se você tem um parente ou um amigo morando nos Emirados Árabe, eles podem ser o sponsor para o seu visto. E essa foi a opção que eu escolhi para o meu visto, já que eu tenho uma amiga que mora em Abu Dhabi e estava viajando com a Turkish Airlines.

Achei o processo super fácil, a minha amiga solicitou a emissão do visto em uma agência em Abu Dhabi e eles solicitaram apenas cópia do meu passaporte (válido por pelo menos 6 meses); cópia da passagem aérea, cópia da reserva do hotel e pagamento da taxa de AED 500, em torno de USD 130. O prazo que eles deram para envio do visto por email são 5 dias úteis, eu recebi o meu depois de 3 dias do envio dos documentos e pagamento da taxa.

IMG_5406

O que vale mais a pena?

O que vale mais a pena vai depender de como você pretende viajar. A taxa mais barata de emissão de visto é da Emirates, porém muitas vezes as passagens por essa companhia aérea são as mais caras e vale mais a pena fazer com uma agência  de turismo, mesmo tendo que pagar também por um tour, ou melhor ainda se tiver algum amigo e parente morando nos Emirados Árabes e ele solicitar o visto para você. Mas de qualquer forma o processo é fácil e os documentos solicitados são praticamente os mesmo para todos os tipos de sponsor.

IMG_5408

Beijos e boa viagem!

Se você gostou do post e quer continuar acompanhando os próximos posts, fique a vontade para subscrever via e-mail na barra lateral ou você também pode seguir o blog no FacebookInstagramTwitterYoutube Pinterest.


English

Dubai Visa -UAE

If you are passionate about traveling, I’m sure you enjoy even the stresses and bureaucracies of getting the visa. For me it is the first pre-trip excitement and a step closer to the next destination. The process of getting a visa to Dubai, or to anywhere in the United Arab Emirates, is considered very easy for some people and too complicated for other people, so I want to tell you how was my experience and give some tips to make this process easier.

IMG_5412

Who needs visa to United Arab Emirates??

All those who are not citizens of the GCC (Gulf Cooperation Council – Kuwait, Saudi Arabia, Bahrain, Qatar, Oman and United Arab Emirates) or don’t have nationalities from the following countries: Andorra, Australia, Austria, Belgium, Brunei, Canada , Cyprus, Croatia, Czech Republic, Denmark, Estonia, Finland, France, Germany, Greece, Holland, Hong Kong, Hungary, Iceland, Ireland, Italy, Japan, Latvia, Liechtenstein, Lithuania , Luxembourg, Malaysia, Malta, Monaco, Norway, New Zealand, Portugal, Romania, San Marino, Singapore, Slovakia, Slovenia, South Korea, Spain, Sweden, Switzerland, United Kingdom, USA, Vatican.
IMG_5409

How to get the visa?

The process to get a visa for United Arab Emirates is very different because you can not apply for it through the consulate/embassy and also there isn’t an online visa process. You must have a “Sponsor”, responsible for your stay in the Emirates.

Dubai visa is not placed on your passport, it’s just a printed sheet with your details and the details of your sponsor. This sheet/document must be presented along with your passport at UAE immigration. Most airlines also require to see the visa upon check-in.

IMG_5407

But if you have a connection in Dubai and want to spend between 8 and 96 hours in the city, you can get a transit visa at the airport. Yet it is an requirement that the final destination of your trip won’t be Dubai or the United Arab Emirates and your stay in the country mustn’t exceed 96 hours. There are companies providing this service in the airport arrival area and the visa costs around 200 USD, which can be paid in US dollars or in local currency, Dirham. This process is fast and convenient, but costs more than the tourist visa through a “sponsor”.

Types of Sponsor

1) Airlines

Emirates

If you are flying with Emirates, the airline company can be your sponsor and the process is quite simple. After buying your ticket in the site or at the Emirates office, you can apply for a visa through the company site or at their office in your city. The requirements to get the visa by Emirates are:

  • Color picture (3 × 4);
  • Have a return ticket also with Emirates;
  • Copy of passport valid for at least 6 months;
  • Completed application form (direct on website);
  • Copy of the your ticket (direct on website);
  • International credit card.

After filling out the information requested in the Emirates website, making the payment of visa emission fee (around USD 64.00 -USD 75.00) and submitting the required documents, your visa will be forwarded to the informed email within one week. You must print and present this document, received by email, at Dubai immigration. If you have forgotten to bring it printed, you must pay a fee of AED 30.00 for printing at the airport.

IMG_5404

Qatar Airways

Qatar Airways is another airline that also issues the tourist visa for Dubai. The process is just like with Emirates, after buying the ticket, you should fill out the form on the website, pay the fee of AED 320 (+/- US $ 85,00) and submit the required documents, and after that the visa is forwarded to you by email. The requirements are also the same as Emirates:

  • Color picture (3 × 4);
  • Have a return ticket also with Qatar;
  • Copy of passport valid for at least 6 months;
  • Completed application form (direct on website);
  • Copy of the your ticket (direct on website);
  • International credit card.
2) Travel Agency

If you are flying with another airline, other than Emirates or Qatar, you can have a travel agency as your sponsor. But not all agencies are authorized to issue the visa. Search for an accredited agency with the government of the United Arab Emirates.

The downside of using a travel agency as sponsor is that many agencies don’t let you just apply for a visa, they make you also buy a tour to qualify for getting the visa with them. Only if you buy a tour with the agency they will issue your visa. But if you had already planned to close a tour package with an agency, it may be a good thing.

IMG_5410

The visa emission fee varies from agency to agency and also takes around a week to be issued. The companies that I contacted and requested quotation charged around USD 150 – USD 200 for the visa + the value of one tour. The documents they request are:

  • Color picture (3 × 4);
  • Copy of passport valid for at least 6 months;
  • Copy of the your ticket;
  • Copy of the your hotel reservation.

All travel agencies in Brazil that issue the visa make this process but here in Turkey, the agencies only charge for the visa emission fee (USD 80), and don’t request that you buy also a tour. Besides the documents mentioned above, for foreigner they request also a copy of the residence permit valid for 6 months. As my residence visa was finishing in three months and I was only going to renew it after the trip and also I didn’t want to buy any tour in agencies in Brazil because of my tight schedule, I ended up using another type of sponsor. But if you live in other countries, it’s worth checking the conditions and prices that agencies in your country ask.

3) Hotel

Another option to get the tourist visa is through a hotel. Of course, they will only issue the visa for the people staying at their hotel and some hotels charge a minimum of days fee to issue a visa for the client. As not all hotels are authorized to issue the visa,  you should look for a hotel accredited with the government of the United Arab Emirates. You can search on the official website of Dubai hotels, Definitely Dubai, but it is not certain that all those hotels there issue a visa, so it’s good to contact the hotel and ask before booking.

IMG_5405

The downside is that there is a common practice for hotels to block a high value on your credit card as a guarantee that you will leave the country. They charge about AED3.000 and then refund later but if you don’t have a high limit on your card or if you want to do a lot of shopping in Dubai, this can be a problem.

4) Family member or friend resident in the UAE

If you have a family member or friend living in the UAE, they can be the sponsor for your visa. And that was the option that I chose for my visa, since I have a friend who lives in Abu Dhabi and I was traveling with Turkish Airlines.

I found this process very easy, my friend requested the visa at an agency in Abu Dhabi and they asked only for a copy of my passport (valid for at least 6 months); copy of the my ticket, hotel booking and payment of the visa fee, AED 500, around USD 130. The deadline they gave for sending the visa by email were 5 days, I received mine by email 3 days after I sent the documents and paid the fee.

IMG_5406

What’s worth more?

What worth more will depend on how you intend to travel. The cheapest visa emission fee is from Emirates, but most of the times the tickets with this airline are the most expensive and it may worth getting it with a travel agency, even though having to pay also for a extra tour, or even better if you have a friend or relatives living in the UAE and can request the visa for you. But either ways the process is easy and the requested documents are almost the same for all types of sponsor.

IMG_5408

Have a nice trip!!

If you liked the post and wants to keep following the next posts, feel free to subscribe via email on the sidebar or you can also follow me  on FacebookInstagramTwitterYoutube and Pinterest.

Advertisements

One thought on “Visto Dubai – EAU // Dubai Visa -UAE

  1. Pingback: Dubai: Primeiras impressões // Dubai: First impressions | Follow me to...

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s